Os quatro 3 no Tarot de Thoth

Uma breve explicação sobre as cartas numeradas de Às à 10 no Tarot de Thoth

Victor Vieira
2 min readFeb 28, 2024

Estas cartas referem-se a Binah; em cada um deles está expresso o simbolismo da Compreensão. A ideia foi fertilizada; o triângulo foi formulado. Em cada caso, a ideia é de uma certa estabilidade que nunca pode ser perturbada, mas da qual uma criança pode surgir.

O Três de Paus é, portanto, o Senhor da Virtude. A ideia de vontade e domínio foi interpretada em Caráter.

O Três de Copas é chamado de Senhor da Abundância. A ideia do amor concretizou-se; mas isto está agora suficientemente abaixo na Árvore para introduzir uma diferenciação muito definida entre os naipes, o que não era possível anteriormente.

A ideia de divisão, de mutabilidade, a ideia da qualidade aérea das coisas, manifesta-se no Três de Espadas, o Senhor da Tristeza. Aqui nos lembramos da escuridão de Binah, do luto de Ísis; mas esta não é uma tristeza vulgar dependente de qualquer decepção ou descontentamento individual. É Weltschmerz, a tristeza universal; é a qualidade da melancolia.

O Três de Ouros, de maneira semelhante, exibe o resultado da ideia de Terra, da cristalização de forças; e assim o Três de Ouros é chamado de Senhor do Trabalho. Definitivamente algo foi feito.

ARCANO 16: Grupo de estudos de Tarot

--

--

Victor Vieira

Tarólogo, praticante e pesquisador de assuntos correlatos à magia e ocultismo. http://instagram.com/victoreuvieira